SEXUALIDADE E RELIGIÃO: PECADO OU NÃO ?

Spread the love

SEXUALIDADE E RELIGIÃO: PECADO OU NÃO ?

Reverendo Elias Mayer Vergara, ost

(Teólogo e sacerdote anglicano, psicanalista e mestre em ciências da religião)

No contexto da recente decisão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil de aprovação do casamento igualitário, portanto, pessoas de qualquer gênero e orientação sexual possuem igual direito em requerer o sacramento do casamento, a Paróquia Santo Agostinho de Cantuária, Igreja Anglicana de Foz do Iguaçú, abre as suas portas, mais uma vez, para celebrar o evento público da Pastoral da Diversidade Sexual.

No dia 07 de julho, sábado, às 19h30, em nossa paróquia, vamos enfrentar esta temática central no diálogo religioso com o campo das sexualidades humanas, ou seja, as práticas homossexuais são ou não são “pecado”? O que a bíblia, de fato, nos diz a respeito deste assunto? Por que a grande maioria das religiões, principalmente o cristianismo, condena de forma tão veemente e discriminatória a união afetiva e sexual de duas pessoas do mesmo sexo?

Nosso público alvo são todas as pessoas religiosas ou não, que desejem de forma respeitosa, discutir esta questão. Mas desejamos, em especial acolher os familiares das pessoas homoafetivas pois entendemos que boa parte deles podem vivenciar conflitos pela perda de que o filho ou filha idealizado/a não está mais ali. Este sofrimento é muito solitário e facilmente leva à depressão e ao abandono e ainda há poucos lugares onde se possa recorrer para elaborar o luto do filho ou filha idealizado/as numa cultura de heteronormatividade e acolher o nascimento de um filho ou filha homoafetivo(a) que muitas vezes, de forma inesperada, nos é apresentado(a).

A Pastoral da Diversidade Sexual e seus encontros  serão sempre um espaço para acolher, preferencialmente os familiares das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros…). Queremos ser um espaço de reconciliação afetiva e amorosa. A pessoa amado(a) pelo seu núcleo familiar, estará preparada, terá base para enfrentar as muitas atitudes discriminatórias de nossa sociedade.

Mas além das questões intrafamiliares é preciso enfrentar também a  dificuldade que a maioria dos segmentos religiosos têm em acolher e tratar  o público LGBT com a mesma dignidade com a qual trata o público hetero por insistirem na premissa de que há uma “escolha” do indivíduo pela prática homoafetiva e portanto acreditam que o comportamento homossexual pode ser modificado (cura gay).

Esta forma de pensar ainda presente maioria das religiões, em especial as cristãs, ampara-se muito mais na histórica cultura machista, patriarcal e preconceituosa que herdamos, do que em fundamentação teológica e bíblica. A bíblia tem sido usada de forma equivocada para legitimar este e tantos outros preconceitos. Precisamos entender que nem tudo o que está na bíblia tem “valor evangélico”, exemplifica isto o fato de que nela são narrados dezenas de ações militares, abençoadas pelo deus Javé, porém, no projeto de Jesus (Novo Testamento) não é evangélico (dar boa notícia) promover ou apoiar a guerra, muito embora ela possa ser embasada biblicamente.

O maior parâmetro do cristianismo precisa ser o caminho, o testemunho e o ministério de Jesus, o Cristo, o Salvador! Desenhando o projeto do REINO DE DEUS, Jesus, NUNCA teve uma só palavra discriminatória contra quem quer que seja. Portanto é preciso rever preconceitos nos  ensinamentos e práticas religiosas pois o Sagrado pertence a todos! O amor só tem uma fonte – Deus! Não se pode imaginar que o amor existente entre pessoas do mesmo sexo seja um sentimento vindo de forças do mal. A maldade e seus agentes não promovem o bem e o amor. Deus é amor e onde houver amor, ali haverá Sua presença sagrada.

Do mesmo autor:

– Que Gay sou eu? In.:
http://www.ggb.org.br/artigos-op_elias.html

– Visões Religiosas Alternativas Sobre Sexualidades
http://www.sxpolitics.org/ptbr/wp-content/uploads/2009/10/revjan-vergara-visoes-religiosas-alternativas-sobre-sexue280a6.pdf

– Debate na TV – Sexualidade e Religião (Goiânia – 2009)
https://www.youtube.com/watch?v=eXdfImyT_bM
https://www.youtube.com/watch?v=-CDdt1tHxzY

Quando?
Sábado dia 07 de Julho

Horário:
A partir das 19:30

Local:
Igreja Anglicana
Rua: Mauricio Resende Rodrigues, 143
Jardim Polo Centro – Foz do Iguaçu-PR

Entrada:
Gratuita

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*