Porque a Colômbia é um dos melhores destinos de viagem para quem curte street art

Spread the love


Aventura
Pode ser que você nem se lembre da Colômbia quando o assunto é arte, mas está rolando um movimento de street art bem bacana no país, agora muito mais colorido. Murais enormes têm surgido em poucos dias, tomando conta das vistas das cidades maiores e menores, mostrando que a ideia de pintar paredes com desenhos veio para ficar.

Entre os temas abordados pelos artistas, figuras históricas, comentários sociais, herança cultural e algumas reflexões, como por exemplo, a relação do homem com a natureza em tempos modernos. A sombra da violência e do tráfico de drogas no país também foi alvo de um desenho, feito por Bluem 2009, em Bogotá.

image

Ao longo dos últimos 10 anos, o graffiti e as intervenções urbanas, chamadas de “rayones“, têm ganhado espaço e vêm sendo cada vez mais aceitas, fazendo com que organizações culturais criem workshops para artistas. Até mesmo em ilhas como San Andres, surgem novas artes, assim como em Medellín, Cali e Manizales.

As artes não são apenas para enfeitar, mas para transmitir uma mensagem, uma crítica ou até mesmo para ilustrar um pouco da cultura local e das comunidades onde estão inseridas. De olho nesta tendência, agências locais de Bogotá já criaram city tours específicos em volta dos grafites e murais, assim como acontece em muitos outros lugares do mundo.

Dá uma olhada no que os artistas colombianos e de países vizinhos têm aprontado pelas ruas da Colômbia:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*