Mulheres Convidam: Todos pela Democracia em Foz do Iguaçu!

Foto: Divulgação
Spread the love

Por Amilton Farias – Portal NFL

Aos gritos de #EleNão, mulheres de todo o Brasil e de vários países no mundo ocuparão mais uma vez as ruas neste sábado (20) para manifestar sua rejeição ao candidato de extrema direita Jair Bolsonaro,

É melhor jair se acostumando, como no último 29 de setembro os atos acontecerão no Brasil e também ocorrerão mobilizações em uma dezena de países, incluindo Berlim, Londres, Barcelona, Paris, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, França, Portugal e Estados Unidos.

Os atos nasceram do movimento chamado #EleNão, impulsionado nas redes sociais pelo movimento feminista e integrantes do grupo no Facebook “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, o movimento convoca todas as mulheres, sem distinção de partido político, “contra o avanço e o fortalecimento do machismo, da misoginia, do racismo, da homofobia e de outros tipos de discriminação”.

“É um candidato extremamente fascista, racista e homofóbico”, disse a atriz e cantora Letícia Sabatella. “Subestima as mulheres, subestima os homossexuais, subestima os negros”, completa a atriz Caroline Abras. “Quero que você mulher pense muito bem se deseja este retrocesso na sua vida”, afirmou a compositora Marília Mendonça.

No último ato o movimento teve a adesão da cantora Madonna, que divulgou no Instagram uma foto do movimento brasileiro e o hashtag #endfascism.

Na história recente do Brasil “não há registro de uma mobilização tão ampla e tão permeável relacionada às mulheres”, disse à AFP Ligia Fabris Campos, professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para João Feres Junior, professor de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), “o movimento das mulheres é muito interessante porque ao mesmo tempo que tem uma efetividade eleitoral, também traz para frente do processo político a questão de gênero, uma coisa que nunca ocorreu no Brasil”.

Embora tenha ido para o segundo turno das eleições com o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. o índice de rejeição de Bolsonaro entre as mulheres pode deter o seu caminho à presidência.

Em Foz do Iguaçu o evento: Mulheres Convidam: Todos pela Democracia em Foz do Iguaçu! começará as 10:00 saindo do Zoológico Bosque Guarani – Foz do Iguaçu

Amilton Farias
– Jornalista – Portal NFL
– Fundador do NewForLife Projeto
– Membro do CDHMP

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*